Descrição

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

A responsabilidade social empresarial é uma postura reconhecida e valorizada pelo mercado e pela sociedade. Empresas buscam ser mais competitivas, melhorar sua reputação, conquistar o respeito de todos os seus públicos (internos e externos). Mas como alcançar esta postura, este reconhecimento de modo democrático e participativo? Este link apresenta o voluntariado empresarial como forma de motivar todos os envolvidos com a empresa – funcionários, gestores, acionistas e comunidade – a participar e apoiar ações socialmente responsáveis das empresas. Apresenta o voluntariado empresarial como propulsor de um pensamento cidadão, de uma consciência coletiva em torno de problemas sociais e ambientais e que afetam o universo organizacional. As empresas que não possuem ainda ações de responsabilidade social e que desejam adotá-las podem iniciar as discussões internas a partir do incentivo e práticas de ações voluntárias.

 

O que é Responsabilidade Social 

 

“... as pessoas estão mais conscientes dos seus direitos e deveres sociais, menos tolerantes a práticas abusivas e antiéticas. Isso evidentemente, se reflete na condução das empresas, não apenas como respostas “pragmáticas” ao ambiente, mas porque os “indivíduos” que conduzem as empresas, nos seus diversos níveis de decisão e ação, são parte integrante da sociedade, e nesse sentido também refletem as mudanças dos seus valores”. (MACHADO FILHO, 2006) Responsabilidade Social Corporativa, segundo definição do Instituto Ethos, é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando e promovendo a redução das desigualdades sociais. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interessados das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e consegue incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários. É uma nova postura das empresas na gestão de negócios, que vem trazendo impactos positivos para todos.